Em Brasília, Cerrado Beer lança novo rótulo lupulado


O mercado de cervejas artesanais e especiais parece que caiu de vez no gosto do brasileiro. Segundo dados do Instituto de Cerveja Brasil, esse nicho não se importou com a crise que assolou o país e cresceu entre 12% e 15% em 2016. Estima-se-se que pelo menos 2 mil brasilienses se aventurem no território do malte, da cevada, do lúpulo, das leveduras e das especiarias. Segundo a Associação dos Cervejeiros Artesanais do Distrito Federal (Acerva Candanga), entre 2015 e 2016, o número de produtores caseiros subiu cerca de 300%. Desse total, vários investem em rótulos próprios. São os ciganos, que dependem de fábricas de outras marcas para cozinhar receitas exclusivas.

Dentre os produtores de cerveja do DF, está a Cerrado Beer que, no dia 5 de outubro, lançará seu mais novo rótulo: o Lobo Guará - Double Ipa. Nele, a marca resgata uma homenagem feita ainda nas panelas caseiras em parceria com os Decadentes Beer, em 2015 — considerado o “Ano do Lobo”, em uma campanha para alertar sobre o risco de sua extinção. O animal solitário, apesar de seu porte intimidador, não tem nada de mau ou agressivo quando não é incomodado, assim como essa receita especial de Double Ipa. Uma cerveja forte, que atiça o paladar dos grandes amantes e, como ingrediente excêntrico e brilhante, leva rapadura orgânica local para um toque especial. Assim nasceu a lupulada Lobo Guará - Double Ipa.

A marca tem parceria com o Instituto Jurumi, na qual 1% das vendas vai para a instituição que visa a proteção do tamanduá-bandeira. O grupo ressalta a importância de valorizar e cuidar do que está perto da gente e vem da nossa terra. “Para representar nossas cervejas, pensamos nos principais símbolos do cerrado em termos de fauna e flora. Queremos retratar o bioma e defendê-lo de todas as formas”, ressalta um dos fundadores da marca, Denilson Postai.

O lançamento, na próxima quinta (5), será simultâneo em diversos locais espalhados por Brasília — Asa Sul, Asa Norte, Jardim Botânico, Sudoeste e Águas Claras. A partir das 17h, o cervejeiro poderá desfrutar do novo sabor da Cerrado Beer em bares como: Parada21, Publican Bar, Godofredo, Bar 400, Bunker MicroPub, Cervejaria Criolina, Camberra e Fábrika da Cerveja. Na página oficial da cervejaria, é possível acompanhar as novidades e sorteios que são promovidos frequentementes.

Sobre a Cerrado Beer - A cerveja artesanal do cerrado

Das panelas para a cozinha industrial, a Cerrado Beer se lançou no mercado para homenagear o bioma do Centro-Oeste com cervejas de qualidade. O grupo de cinco amigos bancários, André Braga, Denilson Postai, Paulo Roberto, Renato Felipe e Osmar Akaboci, fundou a marca em 2015 e têm em comum a paixão pela cerveja, rock e esportes. “Nosso foco é valorizar o que está perto da gente e mostrar todo o potencial que nosso cerrado tem a oferecer”, explica Denilson.

Em seus rótulos antigos, é possível encontrar cervejas como Hop Brown Ale, Caliandra Vienna Lager e Seriema Pilsner. As receitas que levam no rótulo símbolos do cerrado, foram premiadas em concursos como o Segundo Concurso de cervejeiros caseiros da Acerva Candanga e Casa OLEC, e já podem ser encontrados em inúmeros eventos e casas cervejeiras da cidade.

O truck da Cerrado Beer marca presença, semanalmente, em alguns pontos do DF — às quintas no Parque dos Bosques (sudoeste), às sextas na Praça da Araras (Águas Claras) e aos domingos no Eixão do Lazer (altura 111/112 norte).