Em pleno outono, onda de calor leva franceses à praia


Ft.: REUTERS/Regis Duvignau/RFI
Ft.: REUTERS/Regis Duvignau/RFI
Surfista na praia de Montalivet-les-Bains, no oeste da França, no sábado (14)

Da RFI
- Rádio França Internacional

Os franceses amargavam temperaturas outonais e tempo cinza desde o final deste verão na Europa. Mas o calor voltou neste último fim de semana, com temperaturas batendo recordes para essa época do ano. Algumas cidades chegaram a registrar 31°C neste domingo (15) - um oportunidade para dar o último mergulho do ano.

Os casacos de inverno já estavam de saída dos armários e os franceses vinham, desde setembro, enfrentando temperaturas típicas de outono. Mas, em mais um dos tantos episódios de calor neste ano, o sol voltou desde a semana passada e as temperaturas voltaram a bater recordes para essa época do ano. Biarritz, no oeste da França, é a campeã do calor fora de época e chega a registrar 31° C neste domingo.

Os franceses aproveitaram o "verão indiano" - como chamam épocas atípicas de calor - e migraram em massa para o litoral. Em Paris - longe das praias - os moradores da capital renovaram o bronzeado no cais do Rio Sena. Já o público naturista comemorou o último fim de semana de funcionamento do parque nudista no Bois de Vincennes, no sudeste parisiense.

Calor atípico é resultado de aquecimento global

De acordo com Patrick Galois, responsável do serviço de meteorologia Météo France, o calor excepcional no país para esta época do ano é resultado do aquecimento global. "O fato de batermos cada vez mais frequentemente recordes de calor em outubro do que recordes de frio é uma tendência registrada devido às mudanças climáticas. Isso é um sinal", alerta.

Temperaturas dignas do auge do verão são registradas em todo o território francês, de norte a sul. Paris, que geralmente é invadida pelo clima invernal nesta época do ano, registra 25°C neste domingo. Em Lille, no norte do país, os termômetros devem chegar a 26°C; Bordeaux, no oeste, 29°C; Lyon, no centro, 27°C; Strasbourg, no nordeste, 25°C.

Como a felicidade é passageira, as temperaturas outonais voltarão a dominar o território a partir de terça-feira (17). Uma degradação deve chegar à região da Bretanha, no noroeste da França, e se espalhar pelo resto do território na quarta-feira (18). A previsão é que as temperaturas baixem até 8°C nos próximos dias.